
ANÁLISE DO LETRAMENTO CIENTÍFICO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE CASOS INVESTIGATIVOS ENVOLVENDO MÉTODOS DE SEPARAÇÃO
2024; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.36524/ric.v10i2.2428
ISSN2359-4799
AutoresKellvin Jordan Nascimento da Silva, Márcio Luís Oliveira Ferreira, Antônio de Santana Santos,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoA alfabetização científica aborda a capacidade de compreender e utilizar conceitos científicos básicos. Já o letramento científico, envolve a aplicação prática de conhecimentos em situações da vida real. Este estudo se propôs a analisar e categorizar os níveis de letramento científico entre estudantes do ensino médio da rede estadual do distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, Bahia. A metodologia consistiu em adaptar e aplicar o Teste de Alfabetização Científica Básica (TACB) a estudantes do 3º ano do ensino médio, bem como criar e aplicar casos investigativos relacionados à separação de misturas. Os resultados revelaram a existência de estudantes classificados em diferentes níveis de alfabetização científica, como "em nível crítico", "a construir", "em construção" e "construída". Quanto ao letramento científico, os níveis identificados foram: "nominal", "funcional", "estrutural" e "multidimensional". Essas descobertas contribuem para uma melhor compreensão do letramento científico dos estudantes investigados e podem auxiliar na elaboração de estratégias educacionais mais eficazes nesta área.
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