
Família, escola e as HV no esporte: revisão sistemática
2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 14; Linguagem: Português
10.5433/2236-6407.2023.v14.48292
ISSN2236-6407
AutoresGustavo Bottega Lunardelli, Lenamar Fiorese Vieira, José Roberto Andrade do Nascimento Júnior, Luciane Cristina Arantes da Costa,
Tópico(s)Physical Education and Pedagogy
ResumoO objetivo deste estudo foi revisar sistematicamente a contribuição da família e da escola no desenvolvimento de habilidades para a vida (HV) no contexto de formação esportiva. As buscas foram conduzidas em sete bases de dados e por meio da pesquisa de referências. Foram seguidas as descrições do Prisma, identificando 51 estudos. Os resultados demonstraram uma predominância de investigações no Canadá e nos Estados Unidos. Os autores dos estudos têm utilizado diferentes instrumentos, variáveis e modelos teóricos para verificar a contribuição da escola e/ou da família no desenvolvimento de habilidades para a vida. Conclui-se que o envolvimento escolar e o familiar no esporte podem contribuir com a aquisição, refinamento e transferência de características que podem ser aplicadas na vida dos indivíduos. Por fim, existe a necessidade de construir instrumentos quantitativos específicos que avaliem em conjunto a contribuição da escola e da família neste processo.
Referência(s)