Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA NOS ANAIS DO SIPEM

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 12; Linguagem: Português

10.26571/reamec.v12.16773

ISSN

2318-6674

Autores

Luan Felipe Mendes Soares, Gabriela Araujo, Mauro Guterres Barbosa, Rayane de Jesus Santos Melo,

Tópico(s)

Diverse scientific research topics

Resumo

Esta pesquisa objetiva compreender as contribuições do uso de jogos como recurso didático para o ensino da matemática. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura das produções científicas publicadas nos Anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), que trazem os jogos como recurso didático que podem aprimorar o processo de aprendizagem dos alunos da Educação Básica e desmitificar a ideia de que a Matemática é uma ciência de complexa compreensão. Foi possível reconhecer que, por meio de jogos como recurso didático para o ensino de matemática, os alunos conhecem, revisam e aprofundam os objetos de conhecimento estudados, provocando o desenvolvimento destes em autonomia, criticidade, criatividade, responsabilidade e espírito cooperativo.

Referência(s)