Artigo Acesso aberto

“Eu Tinha Tanto Pra Dizer, Metade Eu Tive Que Esquecer”

2024; Volume: 14; Issue: 02 Linguagem: Português

10.33662/ctp.v14i02.20817

ISSN

2179-2143

Autores

Luís Fellipe F. Afonso,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Resumo: Mesmo enfraquecida, durante a década de 1980, a ditadura civil-militar continuou atuando através de órgãos institucionais para limitar as ideias contrárias a suas políticas. A Censura foi um dos principais meio pelo qual o regime agia dentro da cultura para cercear a circulação de pensamentos críticos. O BRock, foi um dos gêneros musicais mais censurados, devido as suas formas de pensar a política e o comportamento que, em muitos casos, se diferenciavam do que pregava o governo. Neste artigo, iremos debater como a Censura trabalhava para enquadrar os roqueiros dentro de sua visão de sociedade, ao mesmo tempo em que mostraremos as formas como tal grupo a combateu, seja de maneira direta ou indireta. Discutiremos também como o rock foi utilizado como meio desses jovens fazerem política, apresentando novas questões para um novo momento político que estava nascendo. Palavras-chave: Juventude, Ditadura militar, Rock, Música, Censura. Bibliografia ABRAMO, Helena Wendel. Cenas juvenis: punks e darks no espetáculo urbano. SP, Scritta, 1994. AFONSO, Luís Fellipe Fernandes. “Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones”: Rock e cultura jovem no Brasil por uma perspectiva comparada (1963-1969 X 1982-1987). 05/09/2022 306 f. Doutorado em História Comparada. Instituição de Ensino: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. ________________________. O som e a fúria de um novo Brasil: juventude e rock brasileiro na década de 1980. 16/03/2016 193 f. Mestrado em História Comparada Instituição de Ensino: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. ALEXANDRE, Ricardo. Dias de luta: o rock e o Brasil dos anos 80. São Paulo, DBA Dórea Books and Art, 2002. ARAÚJO, Lucinha. Cazuza: Só as mães são felizes. São Paulo, SP, Ed. Globo, 1997. BRYAN, Guilherme. Quem tem um sonho não dança: cultura jovem brasileira nos anos 80. RJ, Record, 2004. DENORA, Tia. After Adorn: Rethinking music sociology. Cambridge University Press, 1° edição, 2003. FRITH, Simon. La Sociologia del Rock . Madrid, ediciones Jucar, 1980. ____________. Performing rite: on the value if popular music. Cambridge, Massachussets, Harvard University Press, 1998. MAGI, Érica Ribeiro. Metrópoles em Cenas: O rock em São Paulo e no Rio de Janeiro nos anos 1980. 08/12/2016 180 f. Doutorado em sociologia. Instituição de Ensino: Universidade de São Paulo, São Paulo Biblioteca Depositária: Biblioteca Florestan Fernandes/FFLCH. ___________________ Rock and Roll é o nosso trabalho: A Legião Urbana do underground ao mainstream. Ed. Alameda, SP, 2013, 1° edição. MARÍN, Martha, MUÑOZ, Germán. Secretos de mutantes: Música y creación em las culturas juveniles. Bogotá, D.C., Siglo de Hombre Editores, 2002. MATTERN, Mark. Acting in Concert: Music, Community and Political Action. New Jersey, Rutgers University Press. 1998. PIMENTEL, João e MCGILL, Zé. Mordaça: histórias de música e censura em tempos autoritários. RJ, Sonora, 1° edição, 2021. QUADRAT, Samantha. ”El brock y la memória de los años de plomo en Brasil democrático.” IN:JELIN, Elizabeth y LINGONI, Ana(comps.). Escrituras, imágenes y escenarios ante la represión. Madrid, SIGLO XXI, 2005. STREET, John. Music and Politics. Cambridge, Polity Press, 1° edição, 2012.

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