
Formação de Professores em Contexto Educacional Bilíngue para Surdos: Revisitando Saberes sob Novos Paradigmas
2023; Volume: 19; Issue: 33 Linguagem: Português
10.29327/2206789.19.33-8
ISSN1807-5193
AutoresEdiliz Aparecida Ferreira da Silva, Jaqueline Gomes de Souza, Thiago Lazaro Pereira da Silva,
Tópico(s)Migration, Racism, and Human Rights
ResumoDurante um semestre letivo, na disciplina “Práxis decolonial em tempos de transumância e transiência”, discutimos aspectos epistemológicos da colonialidade à luz de autores como: Freire (1992, 2020), Quijano (2005), Mignolo (2019), Palermo (2019), Walsh (2010), Sousa Santos (2022), Maldonado-Torres (2007), dentre outros, que traremos à baila para refletir como operacionalizar pensamentos e práticas não-coloniais sobre a formação de professores. Mais especificamente, a nossa proposta consiste em revisitar (Pennycook, 1998) a dissertação de mestrado defendida por uma das autoras deste artigo à luz dos conceitos estudados. Os dados apresentados mostram a necessidade latente de formação continuada e a escola, durante a jornada de trabalho, como um espaço viável para atender essa demanda. Como resultado, propusemos um olhar formativo de maneira não-essencializada ressaltando a importância de pensar a partir da ótica dos oprimidos, encontrando fendas para que possamos erguer nossas vozes e sermos ouvidos.
Referência(s)