
A ESCOLARIZAÇÃO DE PRÁTICAS MULTILETRADAS: A ESCOLA ATENTA ÀS RELAÇÕES CONSTRUÍDAS NO CIBERESPAÇO
2023; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.29327/ouricuri.12.2-6
ISSN2317-0131
AutoresRoberto Rémígio Florêncio, João de Sá Araújo Trapiá Filho, adnaelson da Silva SOUZA,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste trabalho propõe uma reflexão sobre a importância da escolarização de práticas multiletradas em consonância àcontemporaneidade cultural, marcada pelo ciberespaço e pela cibercultura. A partir das discussões sobre as formas de escolarização, a pedagogia dos multiletramentos e a consolidação da rede mundial de computadores, examina-se de que forma a escola se porta frente às multimodalidades textuais,às relações sociais presentes no ciberespaço. Foram utilizados como aporte teórico as questões sócio-histórico-culturais das formas de escolarização, além de apresentar definições desse conceito; conceitos sobre ciberespaço e cibercultura; e a pedagogia dos multiletramentos, que apresenta ponderações acerca de novas funções da escola. A intenção da presente discussão não é exaurir o tema ou estabelecer caminhos inquestionáveis, mas provocar um olhar sobre o papel da escola na atualidade, especialmente no contexto do ciberespaço.
Referência(s)