
Arte escolar e profanação: reflexões sobre branquitude e responsabilidade ética
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL; Volume: 1; Issue: 42 Linguagem: Português
10.29327/253484.1.42-8
ISSN2238-9717
AutoresBruno Antônio Picoli, Renilda Vicenzi, Alexssandro Schappo,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo enfrenta a questão: a arte na escola pode oferecer as oportunidades para a superação da branquitude acrítica, colonizada e eurocêntrica, como epistemologia única? Parte da exposição “Histórias Afro-Atlânticas” e de bibliografias que refletem sobre profanação, transgressão, descolonialidade e o escolar. Está organizado em três partes. Na primeira discute os conceitos de branquitude acrítica e crítica e o eurocentrismo. Na segunda discute as potencialidades profanatórias da arte. Na terceira, reflete sobre as possibilidades da arte escolar como convite à profanação e experienciação de formas mais éticas e responsáveis de relação com o outro em um país estruturalmente racista.
Referência(s)