A IMAGINAÇÃO COMO EVOLUÇÃO UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL E DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM OLHAR ANTOPOSÓFICO

2023; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.29327/276174.3.1-2

ISSN

2965-2480

Autores

Lívia Barbosa Pacheco Souza, Denisia Ribeiro de Oliveira, Rosângela Freitas Conceição,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Ao esboçar algumas pinceladas amplas pertencentes à cosmologia antroposófica e teosófica, este artigo argumenta que a imaginação não é apenas outro elemento dentro do todo humano, mas é de fato uma parte crucial e desempenha um papel significativo no 'todo'. No entanto, a imaginação não é necessariamente positiva per se, mas altamente dependente do contexto e para quais propósitos a pessoa a exerce. Sem contexto e propósito, as imagens, tão intimamente relacionadas à imaginação e tão predominantes em nossa cultura visual hoje, podem de fato ser prejudiciais para o crescimento holístico, especialmente das crianças. Por outro lado, por meio do contexto e do propósito significativo, a imaginação, sendo uma ponte para a totalidade, pode igualmente ser instrumental na cura da fragmentação, não apenas no indivíduo, mas na sociedade como um todo. A educação imaginativa, sugere-se, pode ser um meio para a "participação consciente" e, portanto, para a evolução humana.

Referência(s)