
Identificação da jornada de consumo e Matriz SWOT como ferramentas estratégicas para uma empresa do setor óptico
2023; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.29327/237867.8.2-7
ISSN2447-8407
AutoresJéssica Maria Damião de Arruda Câmara, AryaneMarcolino Bezerra, Rayla Ingrid Tomaz da Silva,
Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoO aumento da concorrência exige que as empresas desenvolvam uma posição de vantagem competitiva. No setor óptico, esta realidade demanda uma estratégia de posicionamento da marca e identificação das necessidades do consumidor. Diante disso, o objetivo desse trabalho é realizar um diagnóstico da situação atual de uma empresa varejista do ramo óptico localizada na Grande Natal/RN e propor um direcionamento estratégico para a organização. A pesquisa realizada é de caráter exploratório, se enquadra como estudo de caso, e utilizou como principais ferramentas a análise ambiental a partir da Matriz SWOT e a definição do caminho do consumidor, juntamente com o arquétipo do setor. Após a avaliação dos dados, foi possível concluir que a empresa apresenta o peixinho dourado como arquétipo, evidenciando que um dos seus principais gargalos é a fidelização do cliente. A partir desse parecer, juntamente com a análise da SWOT, foi definido um direcionamento estratégico com o propósito de a empresa obter uma posição de destaque no mercado e corrigisse seus gargalos, adotando o arquétipo de gravata borboleta. Desta forma, percebe-se que, ao utilizar ferramentas de gestão estratégica, a empresa consegue se planejar de forma mais efetiva e eficaz para garantir a melhoria e manutenção da posição mercadológica.
Referência(s)