Artigo Acesso aberto

O ensino da expressividade jazzística na guitarra modalidade a distância

2020; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14393/ot2020v22.n.1.42836

ISSN

1983-3857

Autores

Endre Solti, José Fornari,

Tópico(s)

Music Technology and Sound Studies

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo de caso que avaliou as qualidades musicais nos improvisos jazzísticos dos alunos de guitarra elétrica e violão da Licenciatura em Música, modalidade a distância (EaD), oferecida pela UninCor. Foram constatados limites na assimilação e maturação de conhecimentos musicais relacionados à expressividade musical jazzística nos improvisos desses alunos. Argumenta-se aqui que esses limites podem estar atrelados à dificuldade de verbalização desse tipo de conhecimento musical durante o seu processo de ensino, conhecimento este relacionado ao Conhecimento Processual, conforme definido por Anderson, e que podem se apresentar mais pronunciados quando ministrados a distância. Espera-se que momentos presenciais sejam valorizados e que novas tecnologias sejam desenvolvidas, capazes de auxiliar alunos na ausência de um professor.

Referência(s)
Altmetric
PlumX