Artigo Acesso aberto

presença do piano em escolas de Uberlândia de 1889 a 1957

2020; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14393/ot2020v22.n.1.45794

ISSN

1983-3857

Autores

Daniela Carrijo Franco Cunha, Lilia Neves Gonçalves,

Tópico(s)

Diverse Music Education Insights

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo era investigar a presença do piano na cidade Uberlândia, bem como a sua relevância para o ensino de música na escola de 1888 até 1957, na perspectiva da educação musical. Esta pesquisa é um estudo documental, cujas fontes são artigos de jornais que circularam na referida cidade nesse período. A partir dessas fontes foi possível focar, neste artigo, na escola como um espaço importante para o ensino/aprendizagem de música, sendo que o piano era o instrumento presente nas atividades musicais realizadas no âmbito das escolas da cidade. Um dos autores que fundamentou a pesquisa foi Norbert Elias (1994), que discute a escolarização como uma continuidade no processo de civilização das pessoas. Concluiu-se que as atividades musicais no espaço escolar e os ideais construídos neste período contribuíram para o ensino/aprendizagem do piano na cidade.

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