A relação de professores com crianças Autistas no ensino fundamental
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 4 Linguagem: Português
10.55905/oelv22n4-204
ISSN1696-8352
AutoresMarinez Meneghello Passos, Ana Paula da Silva Firmino, Mariana Passos Dias, Sérgio de Mello Arruda,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA pesquisa, cujos resultados trazemos neste artigo, foi realizada com a intenção de investigar a relação de professores com crianças autistas em sala de aula regular. Nesse sentido, propusemo-nos a responder: Quais saberes os professores desenvolveram a respeito do autismo, do ensino e da aprendizagem de crianças autistas? Para este desenvolvimento investigativo convidamos cinco professores que lecionavam em escolas de Ensino Fundamental de um município paulista para responderem a algumas questões. Para interpretarmos os dados utilizamos os procedimentos metodológicos indicados pela Análise de Conteúdo. Entre os resultados pudemos evidenciar, por meio das respostas dadas, que as professoras desenvolveram diversos saberes sobre o autismo, sobre o ensino e a aprendizagem de crianças autistas. Todas as professoras apresentaram falas relacionadas ao Conteúdo e ao Ensino, que são duas das categorias assumidas a priori. As professoras P1, P3 e P5 não apresentaram falas relacionadas à Aprendizagem (nossa terceira categoria). Também podemos verificar que a categoria Ensino foi a que teve maior incidência de falas (58%).
Referência(s)