Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PROMESSAS E DESILUSÕES NO PLANO DE AVENIDAS

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 7; Issue: 13 Linguagem: Português

10.34024/hydra.2023.v7.15187

ISSN

2447-942X

Autores

Georgia Proença, Fernando Atique,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Esta pesquisa toma como ponto de partida o processo de remodelação de espaços urbanos na área central de São Paulo propostos no Plano de Avenidas, elaborado por Francisco Prestes Maia (1896-1965) e João Florence de Ulhôa Cintra (1887-1944). Neste plano urbanístico, assenta-se a ideia de modernidade automobilística por meio da implantação do Perímetro de Irradiação, um cinturão viário que enfeixa áreas centrais, e que permitiria a criação de um sistema radioconcêntrico de vias, que impulsionariam o crescimento da mancha urbana. Este projeto foi colocado em execução a partir do final de 1930, levando a capital paulista a sofrer alterações espaciais e viárias conforme a elite dirigente almejava. As modificações e demolições impactaram não apenas a arquitetura da cidade, mas no âmbito social, visto que grande parte da população e seu paradeiro, em especial a que habitava os cortiços ao redor de onde se implantariam as obras planejadas, foi omitida dos discursos sobre Prestes Maia. O objetivo é compreender como as transformações realizadas na urbe trouxeram grandes consequências, destacando-se, a emergência da Crise de Habitações e parte das limitações internas no Plano de Avenidas, previstas no papel, mas que repercutiram na cidade de maneiras conflituosas.

Referência(s)