Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL UNILATERAL À OMNILATERALIDADE: NA PERSPECTIVA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

2024; Faculdade Novo Milênio; Volume: 17; Issue: 4 Linguagem: Português

10.54751/revistafoco.v17n4-146

ISSN

1981-223X

Autores

Antônio de Almeida Sobrinho, Eudeir Barbosa de Oliveira, Luísa Cabral Santos, Cledenilson Souza Martins, Tamara Ramos Alencar, Thárcia Paula dos Santos Neves,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Este estudo investiga a formulação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da unilateralidade à Omnilateralidade na Educação. O artigo traz inicialmente análise do perfil da Educação Profissional no Brasil, contrastando a unilateralidade, sob uma perspectiva marxista, com os ideais de uma educação integral. Traz ainda o conceito de unilateralidade no contexto da formação educacional, destacando a valorização do trabalho como princípio educativo, mas que muitas vezes limita a formação humana ao mercado de trabalho. Em contraponto, a omnilateralidade defende a multiplicidade de habilidades e conhecimentos do ser humano, ultrapassando a especialização e a divisão do trabalho. A pesquisa identificou alguns problemas estruturais na educação brasileira, como má administração, desvalorização profissional e falta de infraestrutura. Destaca-se então necessidade de uma educação de qualidade para formar sujeitos omnilaterais, capazes de buscar conhecimento e realizar múltiplas atividades. Conclui-se que a implementação de um PPP participativo, com gestão democrática, é essencial para alcançar essa educação integral, mesmo diante dos desafios e da complexidade da omnilateralidade.

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