
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL UNILATERAL À OMNILATERALIDADE: NA PERSPECTIVA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
2024; Faculdade Novo Milênio; Volume: 17; Issue: 4 Linguagem: Português
10.54751/revistafoco.v17n4-146
ISSN1981-223X
AutoresAntônio de Almeida Sobrinho, Eudeir Barbosa de Oliveira, Luísa Cabral Santos, Cledenilson Souza Martins, Tamara Ramos Alencar, Thárcia Paula dos Santos Neves,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoEste estudo investiga a formulação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da unilateralidade à Omnilateralidade na Educação. O artigo traz inicialmente análise do perfil da Educação Profissional no Brasil, contrastando a unilateralidade, sob uma perspectiva marxista, com os ideais de uma educação integral. Traz ainda o conceito de unilateralidade no contexto da formação educacional, destacando a valorização do trabalho como princípio educativo, mas que muitas vezes limita a formação humana ao mercado de trabalho. Em contraponto, a omnilateralidade defende a multiplicidade de habilidades e conhecimentos do ser humano, ultrapassando a especialização e a divisão do trabalho. A pesquisa identificou alguns problemas estruturais na educação brasileira, como má administração, desvalorização profissional e falta de infraestrutura. Destaca-se então necessidade de uma educação de qualidade para formar sujeitos omnilaterais, capazes de buscar conhecimento e realizar múltiplas atividades. Conclui-se que a implementação de um PPP participativo, com gestão democrática, é essencial para alcançar essa educação integral, mesmo diante dos desafios e da complexidade da omnilateralidade.
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