RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS PARA PUÉRPERAS: PROJETO “DIAMANTE DO CUIDADO”
2024; Faculdade Novo Milênio; Volume: 17; Issue: 4 Linguagem: Português
10.54751/revistafoco.v17n4-145
ISSN1981-223X
AutoresLuiz Ricardo Marafigo Zander, Laiza Moura Cunha Costa Luz, Eduarda Rogalla Silveira, Ana Rubia Drzewinski de Miranda, Anne Nicole Macedo Rosa, Débora Mello Ribeiro, Deborah Aayumi Ogatta Yadomi, Fernanda Buss Silva, Gabriel Gomes, Henrique Helmes, Fabiana Bucholdz Teixeira Alves,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA educação em saúde proporciona a autonomia dos indivíduos no seu autocuidado, sendo essencial para o sucesso da amamentação no período puerperal. O objetivo do estudo é relatar a experiência vivenciada na primeira etapa de um projeto de extensão materno-infantil, voltado ao apoio do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses pós-parto. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência referente ao projeto “Diamante do Cuidado", o qual foi realizado junto às atividades extensionistas da Universidade Estadual de Ponta Grossa nos anos de 2023 e 2024. A equipe interdisciplinar do projeto foi composta por acadêmicos, graduados, pós-graduandos e docentes, os quais responderam a um questionário semi-estruturado destinado à captação das vivências. Houve prevalência da variação de idade de 19 a 24 anos (80%) e da área profissional da Odontologia (70%) entre os participantes, estando a maioria (70%) na graduação. Foi possível alocar os relatos captados em cinco diferentes eixos temáticos: Compreensão da execução da produção, Desenvolvimento do conteúdo educativo, Colaboração multidisciplinar, Repercussão pessoal e profissional e Reflexões dos participantes. As atividades desenvolvidas na primeira etapa do projeto de extensão oportunizaram a inserção dos participantes em atividades fundamentadas na prática colaborativa e na interdisciplinaridade. Além disso, foi possível capturar aspectos práticos e reflexivos da vivência dos participantes, fornecendo insights relacionados às repercussões das atividades extensionistas na formação acadêmica, profissional e humana, com potencial repercussão na qualidade do cuidado prestado ao público materno-infantil.
Referência(s)