A diversidade e o multiculturalismo na educação: do passado à contemporaneidade
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 4 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n4-153
ISSN1983-0882
AutoresMadson Fernandes de Melo, Deusilande Muniz Deusdará Luz, Ícaro Jael Mendonça Moura, Daiane Fabrício dos Santos, Kadja Lemos Silva, Ariele Eidt, Carlos Antônio Furtado Dutra, Magno Alexon Bezerra Seabra, Marina da Silva Junqueira, José Maria Nogueira Neto, Bruno Henrique Fernandes da Silva, Edigar Gonçalves de Farias Júnior, Caio Vinícius da Silva, Marquinhos Hartwig Bichler, Antônio Veimar da Silva,
Tópico(s)Feminist Theory and Gender Studies
ResumoEste estudo de revisão bibliográfica investiga a relevância da diversidade e do multiculturalismo no contexto educacional contemporâneo. A diversidade cultural é reconhecida como um elemento essencial das sociedades modernas, e sua integração na esfera educativa desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão e da equidade. Mediante uma análise abrangente da literatura acadêmica, esta pesquisa explora as diversas facetas da diversidade na educação, abarcando diferenças étnicas, culturais, linguísticas, religiosas, de gênero e de orientação sexual. A promoção da diversidade na educação é considerada vital para preparar os alunos para viverem em comunidades cada vez mais pluralistas e interligadas. Ao reconhecer e valorizar as múltiplas identidades e perspectivas dos estudantes, as instituições educacionais têm a capacidade de criar ambientes de aprendizagem mais inclusivos e enriquecedores. Ademais, a educação multicultural é reconhecida como uma ferramenta poderosa na luta contra o preconceito, a discriminação e a exclusão social, fomentando a tolerância, o respeito mútuo e a convivência pacífica. No entanto, a implementação eficaz de políticas e práticas inclusivas enfrenta diversos desafios, tais como a resistência cultural, a escassez de recursos e a necessidade de capacitação adequada para os educadores. Portanto, são imprescindíveis abordagens pedagógicas sensíveis às diferenças culturais e étnicas dos alunos, assim como estratégias de colaboração entre escolas, famílias e comunidades. Destaca-se a importância de se estabelecer ambientes educacionais que celebrem a diversidade, promovam a justiça social e preparem os alunos para se tornarem cidadãos globalmente conscientes e socialmente responsáveis.
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