
Expansão do Ensino a Distância: a Universidade Pitágoras Unopar sob a lógica da financeirização
2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 19; Linguagem: Português
10.5212/praxeduc.v.19.22828.027
ISSN1809-4309
AutoresM. C. Santos, Maria Edilene da Silva Ribeiro,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste artigo teve como objetivo analisar a expansão do Ensino Superior a distância da Universidade Pitágoras Unopar sob a lógica da financeirização. A metodologia adotada parte do levantamento bibliográfico, com abordagem qualitativa e análise documental. Os resultados evidenciam que a Universidade Pitágoras Unopar possui grande participação no Ensino a Distância (EaD) no Brasil, representando, aproximadamente, 12% entre as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, e 13,41% entre as IES privadas no ano de 2020. Identificou-se que a predominância de matrículas na modalidade EaD influenciou a Kroton/Cogna a criar, nos anos de 2019 e 2020, oito faculdades com a marca Unopar, além de criar marketing com plataformas digitais, com o objetivo de fortalecer o mercado EaD, evidenciando que a Educação Superior via EaD está se expandindo de forma mercantilizada na lógica da financeirização do capital.
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