Artigo Acesso aberto Produção Nacional

EFFECTIVE PEER INSTRUCTION PRACTICES IN VIRTUAL ENVIRONMENTS

2024; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 10; Issue: 4 Linguagem: Português

10.51891/rease.v10i4.13713

ISSN

2675-3375

Autores

Anderson Amaro Vieira, Hermócrates Gomes Melo Júnior, Ítalo Martins Lôbo, Juliana Fogaça Pereira Zonta, Olavo Falcão Martins,

Tópico(s)

Innovative Teaching and Learning Methods

Resumo

Este estudo abordou a implementação da Instrução Entre Pares (IEP) e metodologias ativas no contexto educacional moderno, visando entender como essas abordagens puderam ser efetivamente integradas nas práticas de ensino, especialmente no ensino fundamental e em ambientes online. O objetivo geral foi investigar a eficácia da IEP, com ênfase no uso de tecnologias de realidade aumentada e virtual, e estratégias de formação de grupos para promover uma aprendizagem mais interativa e colaborativa. Utilizando uma análise de literatura especializada, este trabalho examinou contribuições significativas na área, destacando o papel das tecnologias educacionais e as práticas de formação de grupos no sucesso da IEP. Os resultados sugeriram que a IEP, complementada por ferramentas digitais avançadas e estratégias de grupo bem planejadas, pôde melhorar significativamente o engajamento dos alunos e o desempenho acadêmico. As considerações finais enfatizaram a importância de adaptar as práticas educacionais às necessidades dos estudantes contemporâneos, recomendando a integração da IEP como parte essencial da metodologia de ensino em diversas disciplinas e níveis de educação.

Referência(s)