
PROJETO “EU RECICLO MEU BRINQUEDO”: ENSINO DE ARTE POR MEIO DA BRINQUEDOTECA - UMA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA RECICLAGEM
2024; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 10; Issue: 4 Linguagem: Português
10.51891/rease.v10i4.13673
ISSN2675-3375
AutoresAnderson Boás Viana, Ariele Ducarmo Santos,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste artigo explora o ensino de arte, focando em seu contexto histórico e em uma pesquisa de campo realizada na Escola Encanto dos Livros, localizada no bairro Parque dos Nobres, em São Luís, estado do Maranhão. A investigação aborda o ensino de arte no ensino fundamental, adotando uma abordagem interdisciplinar e transversal. A análise se estende à didática no ensino de arte, à capacitação docente e à integração de temas como meio ambiente, educação ambiental, sustentabilidade e reciclagem, utilizando a brinquedoteca como recurso pedagógico. O objetivo deste estudo é apresentar um projeto interdisciplinar baseado em teorias contemporâneas e pesquisas que enaltecem o ensino de arte como um meio de construção de conhecimento. Com o projeto “Eu reciclo meu brinquedo”, procurou-se fomentar uma reflexão crítica sobre os temas tratados, visando à formação integral dos estudantes. Este enfoque não somente promove a conscientização ambiental, mas também incentiva o apreço pela arte através de uma metodologia que engloba o fazer artístico (produção), o contextualizar (reflexões teóricas) e o fruir (apreciar).
Referência(s)