Avaliação da qualidade dos serviços turísticos em cervejarias artesanais de Campina Grande – PB: um estudo multicritério
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18472/cvt.24n1.2024.2118
ISSN1677-6976
AutoresKettrin Farias Bem Maracajá, Crislayne Santos Diniz,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO segmento do turismo cervejeiro (TC) desponta como uma das áreas mais promissoras para crescimento no Brasil e no Mundo. Porém, para que o crescimento ocorra de forma correta, se faz necessário avaliar os serviços que são ofertados nas cervejarias, especialmente nos Brewpubs com produção de cerveja artesanal e espaço para consumo no local. Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade dos serviços turísticos em cervejarias artesanais na cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, por meio da aplicação do método Analytic Hierarchy Process (AHP). A metodologia envolveu a estruturação do problema, a identificação dos critérios do Tourqual e a comparação entre as cervejarias com base nos critérios estabelecidos. Foram selecionadas três cervejarias artesanais que oferecem serviços de visitação turística e operam no modelo de brewpub. Os principais dados encontrados revelaram que a CV3 obteve o melhor desempenho global, seguida pela CV2 e CV1. Os resultados indicaram que a CV3, com sua tradição no mercado e sabores peculiares, se destacou entre as demais cervejarias. A CV2, mesmo sendo relativamente nova, apresentou qualidade turística significativa, especialmente nas áreas de degustação, acomodação e acesso. A CV1, a cervejaria mais recente, demonstrou um potencial de crescimento e aprimoramento. Conclui-se que a avaliação da qualidade dos serviços turísticos em cervejarias artesanais fornece insights valiosos para gestores e proprietários no aprimoramento da experiência do turista. A aplicação dessas ferramentas permitiu uma avaliação mais precisa da qualidade dos serviços turísticos, levando em consideração os critérios específicos do setor.
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