Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O PAPEL DOS JOGOS NO DESENVOLVIMENTO MOTOR E COGNITIVO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2024; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.38087/2595.8801.363

ISSN

2595-8801

Autores

Carla Antonia da Silva de Jesus, Edmilson José da Silva Nascimento, Francisca Suleyma de Souza Viana, Ilma Neuzieli Oliveira de Souza, Maria do Bom Parto Mangabeira do Nascimento, Maria Rossieli Teixeira Mora Ferreira, Raimundo Gleidison de Souza Gomes,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O estudo se dedica a valorizar a utilização de jogos na educação infantil para auxiliar no desenvolvimento motor e cognitivo da criança nos primeiros anos escolares. Entende-se Os jogos são fundamentais nessa fase, pois auxilia na descoberta das habilidades e contribui para a criança compreenda significativamente seus erros e acertos, visto que, as vivências estabelecidas por meio dos jogos podem fazer com que a criança compreenda as regras, a importância da socialização, comunicação e parceria com outras crianças, incentivando a auto avaliação e a aprendizagem de forma descontraída para que o aluno possa relacionar o seu desenvolvimento com algo que lhe traz satisfação e felicidade. Esse estudo foi aplicado em uma Escola de Educação Infantil, localizada na zona leste de Manaus – AM. O recurso metodológico utilizado trata-se da pesquisa de campo, por meio da observação participativa e a aplicação de atividades lúdica para os alunos do segundo período da educação infantil. Os capítulos divididos abordam a caracterização da educação infantil, o desenvolvimento motor e cognitivo e a aplicação de jogos e brincadeiras no desenvolvimento da aprendizagem, nesse terceiro capítulo destacam-se os jogos aplicados durante o desenvolvimento da pesquisa. Portanto, compreende-se que a partir da aplicação dos jogos as crianças começam a perceber suas capacidades de atenção, memória, imaginação e interação por meio da experimentação de regras e da socialização.

Referência(s)
Altmetric
PlumX