
ESCOLA, CURRÍCULO E TECNOLOGIAS: Um assunto sério na sociedade contemporânea com foco na integração pedagógica
2024; Volume: 10; Issue: 50 Linguagem: Português
10.36238/2359-5787.2024.v10n50.94
ISSN2359-5787
AutoresEleandro de Jesus Conceição, Lucimar Graf, Débora da Paz Maciel Kimura, Robson Arlam dos Reis Guedes,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoSabemos que com o passar dos anos, as coisas mudam, tudo ao nosso redor vão tomando novas formas e se transformando, ganhando novos significados e contribuindo para a evolução social. Desta forma, podemos pensar a tecnologia como influenciadora da repercussão e transformação no modo de viver das pessoas. No contexto da educação mundial, durante a Pandemia da Covid-19, as tecnologias ajudaram várias instituições escolares a (re)pensar suas práticas pedagógicas, rever suas ações e ressignificar seus currículos norteadores. Sendo assim, o presente artigo, baseado em pesquisas bibliográficas, tem como objetivo trazer algumas reflexões sobre o currículo escolar integrado às tecnologias digitais, fazendo referência ao uso e às práticas destas em sala de aula. Pretende-se aqui, fazer uma breve reflexão acerca do currículo escolar e como este vem sendo trabalhado nas escolas do contexto atual. Temos ainda como proposta deste trabalho, refletir sobre a relação que precisa haver no processo de ensino-aprendizagem entre as tecnologias e o currículo. Para isso, faremos uma breve viagem no tempo, trazendo um pouco da história do currículo e seus conceitos, afim de que se tenha uma melhor compreensão de como este currículo influenciou nas diferentes áreas do campo educacional e qual a sua correlação com as tecnologias nos dias atuais. Além disso, pretende-se aqui, relatar algumas experiências de vivências em sala de aula.
Referência(s)