Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Jogo analógico Dominó Geográfico

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÃNGULO MINEIRO; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18554/rt.v17i1.7304

ISSN

2316-9966

Autores

Adelvan Ferreira Santos, Simone Ribeiro Santos,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

Este trabalho apresenta resultados da pesquisa “Eu jogo, tu jogas e juntos aprendemos: abordagens do conceito de lugar na EJA”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), cujo objetivo foi o de compreender as contribuições dos jogos analógicos para a apreensão do conceito de lugar no ensino de Geografia na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Fundamental II, do Colégio Municipal Arionete Guimarães Sousa (COMAGS), em Serrolândia-BA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo a pesquisa-ação como forma de investigação, pautado na elaboração do jogo Dominó Geográfico: setores da economia de Serrolândia, cujo uso ocorreu em três turmas de EJA do COMAGS e as análises dos dados e informações coletados por meio de questionários com os estudantes colaboradores possibilitaram averiguar os benefícios deste dispositivo-didático-pedagógico para a compreensão temas geográficos ancorados nos elementos econômicos do lugar de vivência dos sujeitos. Os resultados apontam que, com o uso do Dominó Geográfico, foi possível a compreensão do conteúdo de forma prazerosa, independentemente da faixa etária. Evidenciou-se, também, que a abordagem geográfica, a partir do conceito de lugar, possibilitou uma melhor compreensão da realidade, visto que dialoga com o cotidiano dos sujeitos aprendentes.

Referência(s)
Altmetric
PlumX