Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Espaços de Consumo Contemporâneos: quando o marketing substitui o planejamento urbano

2024; Association Friends of Nature of Alta Paulista; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17271/1980082720220244090

ISSN

1980-0827

Autores

Maria do Carmo de Lima Bezerra, Laysa Abchiche Lima,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

O marketing urbano vem se constituindo em uma técnica urbanística de inserção das cidades nos espaços de consumo global, para tanto se valem de um conjunto com projetos urbanos emblemáticos quase sempre dentro de um modelo de gestão de parcerias público-privadas. A organização de grandes eventos internacionais são as motivações que levam as cidades a competirem entre si valendo-se de um discurso de impulsionar seus desenvolvimentos. O artigo discute as relações entre o marketing e o planejamento urbano e os reflexos diferenciados entre os legados advindos desse modelo entre cidades do norte global e aquelas de urbanização desigual como as brasileiras. Para demostrar o que se aponta no plano teórico se discute a título de exemplo a operação urbanística do “Porto Maravilha” no Rio de Janeiro vis a vis ao emblemático caso de Barcelona. Como resultado se conclui que nem tudo que é bom para Barcelona é bom para o Rio de Janeiro.

Referência(s)