Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

“SEU CABELO É LINDO, PRETA”: ANÁLISE DE PRODUTOS EDUCACIONAIS SOBRE CORPO NEGRO/ CABELO CRESPO NO CONTEXTO ESCOLAR

2024; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18224/educ.v26i1.14125

ISSN

1983-7771

Autores

Simone Aparecida Fonseca Alves, Daniel Valério Martins,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Apesar do aumento do ingresso de alunos negros nas escolas públicas, ainda ocorre resistência por parte de professores na abordagem da história silenciada da escravidão. A persistência de currículos estruturados com um viés eurocêntrico faz com que alguns temas ligados a essa história apareçam somente em eventos como a Semana da Consciência Negra. Alunos da educação básica por vezes sofrem bullying por causa da cor da pele e do cabelo afro. Partindo desta questão, o estudo apresentado neste artigo teve o objetivo de verificar se trabalhos realizados em cursos de mestrados profissionais se constituem como Produtos Educacionais relevantes para uso em sala de aula a fim de melhorar a atuação e o pensamento crítico dos sujeitos em relação à estética do negro e traços negroides. O estudo é exploratório com enfoque qualitativo e se caracteriza como estado do conhecimento. Tendo como base o Portal eduCAPES foram selecionados trabalhos que abordam o corpo negro, incluindo-se cabelos, pele, traços característicos etc. Ao enfatizar a questão estética do negro, procurou-se compreender se os traços negroides estão tendo a devida atenção dos professores da educação básica para que possam contribuir com a autoestima dos alunos. Constatou-se que há poucos trabalhos e número baixo de Produtos Educacionais que representam inovações sobre práticas antirracistas. Ao concluir o artigo, são trazidas reflexões sobre inovações em práticas antirracistas acerca do corpo negro.

Referência(s)