NARRATIVAS E MEMÓRIAS DE AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS ESCOLARES NA BUSCA DE RELAÇÕES OUTRAS
2022; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.52641/cadcajv7i2.11
ISSN2448-0916
AutoresElison Antônio Paim, Maria Cecilia Paladini Piazza,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoNeste artigo apresentamos uma pesquisa de doutoramento em andamento pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina que rememora as narrativas de quatro mulheres auxiliares de serviços gerais de uma escola estadual no município de Araranguá, Santa Catarina. A partir de um diálogo horizontal, o objetivo é disseminar outra postura epistemológica para compreendermos de que forma as narrativas nos revelam o contexto social, cultural e histórico que uma época pode conter. O estudo se desenvolveu a partir da construção e análise de narrativas orais, fontes bibliográficas, documentais, sendo primordial o diálogo com as memórias e experiências de vida dessas mulheres. Consideramos que é possível fazer insurgir histórias outras que se contrapõem à colonialidade do ser, do poder e do saber. Metodologicamente, este trabalho, está fundamentado na concepção de mônada, extraída do pensamento de Walter Benjamin, e impulsionado por leituras decoloniais.
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