UMA FENOMENOLOGIA DA TERRA:
2022; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.52641/cadcajv7i2.14
ISSN2448-0916
AutoresAvelino Aldo de Lima Neto, Maria Clara do Nascimento, Larissa Maia de Souza,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO presente artigo objetivou descrever os sentidos provenientes das imagens do campo no filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha. Para tanto, delineou-se uma articulação entre estética e política, estabelecendo o ponto de encontro entre o referencial teórico-metodológico baseado na fenomenologia de Merleau-Ponty e o campo como espaço e como operador teórico medular do filme em análise. A fim de responder como as imagens do campo se mostram em Deus e o Diabo na Terra do Sol, fez-se uso da Ficha de Apreciação Fílmica, instrumento que permitiu apreciar as imagens e descrever os seus sentidos. Destaca-se, como resultado, a descrição da terra como categoria política e experiência estética que remete o homem à imanência da história.
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