Artigo Acesso aberto

Sequência de atividades didáticas para destinação adequada dos resíduos industriais: um relato de experiência no ensino técnico de química industrial

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 5 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.5-012

ISSN

1988-7833

Autores

Fábio Rocha dos Santos, Carmem Lúcia Costa Amaral,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Neste artigo apresentamos o resultado de uma experiência desenvolvida na disciplina de Química Ambiental que teve como objetivo desenvolver o senso crítico e a sensibilidade dos educandos em relação a problemática dos resíduos gerados nas indústrias. Essa sequência de atividades foi realizada com 25 alunos do curso técnico de Química Industrial da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e Culturais sediada no município de Cotia Região Metropolitana de São Paulo. As atividades foram aplicadas na disciplina de Química Ambiental e ocorreu em 5 etapas, sendo elas, aulas expositivas dialogadas, realização de pesquisa pelos alunos, aplicação de um questionário, resolução de um problema envolvendo uma indústria fictícia e discussão dos resultados observados. A partir dos resultados observados, conclui-se que a sequência de atividades contribuiu para auxiliar na aprendizagem da temática e para a escolha do método de tratamento adequado para mitigar os danos ambientais causados pelo seu excesso e pela destinação inadequada dos resíduos industriais.

Referência(s)