Artigo Acesso aberto Produção Nacional

EDUCAÇÃO SEXUAL: COMO A SOCIEDADE PERCEBE A ABORDAGEM DESSA TEMÁTICA NAS ESCOLAS

2024; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.52641/cadcajv9i1.162

ISSN

2448-0916

Autores

J. Carvalho, Josiane Peres Gonçalves,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

O estudo objetivou identificar e analisar o que dizem representantes da sociedade acerca da educação sexual nas escolas. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada, por meio de um questionário online, com questões abertas, o qual foi respondido por um total de 11 pessoas, sendo três homens e oito mulheres. Os resultados indicam que a maioria não teve a educação sexual nas escolas e os poucos assuntos abordados eram em aulas de ciências ou biologia. Alguns aprenderam sobre a temática com amigos, irmãos mais velhos, às vezes com a mãe, ou na própria universidade. Todos acreditam que tanto a família, quanto a escola devem assumir a responsabilidade de trabalhar temáticas inerentes à educação sexual com crianças e adolescentes, seja ensinando ou mesmo sanando as dúvidas que surgem em seu processo formativo.

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