
Por uma ética integradora e pluralista: caminhos para a educação em valores a partir da resolução de conflitos
2024; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 29; Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782024290042
ISSN1809-449X
AutoresValéria Amorim Arantes, Viviane Potenza Guimarães Pinheiro,
Tópico(s)Political Philosophy and Ethics
ResumoRESUMO Este artigo tem como objetivo desbravar implicações teórico-metodológicas da ética do cuidado para a psicologia e a educação moral. Assumindo a premissa de múltiplas vozes morais em conexão, inaugurada por Gilligan, o artigo estuda os conflitos interpessoais pela via da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Parte-se de um recorte de pesquisa com adolescentes de 14 a 16 anos em que foram aplicadas entrevistas sobre conflitos interpessoais. Apresentamos a análise de dois conflitos narrados por um jovem participante para identificar diferentes fenômenos do psiquismo humano na resolução de conflitos. Os resultados evidenciaram o continuum entre desejos de justiça, cuidado, felicidade e bem-estar na elaboração das relações interpessoais em diversos contextos interativos, dando visibilidade à ética relacional. Com base nos resultados, discutimos algumas implicações para práticas educacionais voltadas à formação ética e à atuação para o bem pessoal e coletivo.
Referência(s)