Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

MINICONTOS ANTIRRACISTAS: A LÍNGUA PORTUGUESA A SERVIÇO DA CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL

2024; Faculdade Novo Milênio; Volume: 17; Issue: 5 Linguagem: Português

10.54751/revistafoco.v17n5-020

ISSN

1981-223X

Autores

Alexandre Kronemberger de Mendonça,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Os minicontos vêm ao encontro de um comportamento bastante comum entre adolescentes e jovens que se comunicam através de abreviações instituídas entre seus grupos, ou o encurtamento de palavras, também admitidas socialmente, práticas estas percebidas mais na escrita cotidiana em aplicativos de mensagens, e-mails e redes sociais em geral. O miniconto por sua vez, apresenta exatamente esta economia de palavras, encurta um conto maior e nos faz refletir, a partir do que é dito, no não dito. As atividades ora relatadas aqui, foram desenvolvidas em três turmas de alunos, cuja faixa etária varia de 13 a 16 anos, do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Serra, Espírito Santo. Buscou-se incentivar a reflexão de conhecimento e reconhecimento do racismo produzido e sentido em nossa sociedade, muitas vezes, por nós mesmos, desenvolver a criticidade do estudante diante de um tema ainda um pouco obscuro nas escolas de modo geral, nas piadas que colocam os negros sempre em um lugar de humilhação e menosprezo e apresentar novas formas de leitura, escrita e interpretação, bem como o reconhecimento de que podemos dizer muito, sem dizer uma só palavra. O escopo teórico da presente pesquisa centra-se nos estudos de Bahktin, Marchusci e Spalding. Estimulou-se a participação efetiva de todos os estudantes, a reflexão acerca de um grave obstáculo social ( o racismo) o pensamento crítico e a criatividade ao entrelaçar as linguagens denotativa e conotativa.

Referência(s)
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