
As regras do jogo e o jogo das regras: Uma etnografia no ônibus escolar
2024; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: v.49 n.1; Linguagem: Português
10.4000/aa.11912
ISSN2357-738X
AutoresFernanda Müller, Luiz Eduardo de Lacerda Abreu,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoEste artigo decorre de uma etnografia dos trajetos percorridos entre Vereda e o Plano Piloto de Brasília, por crianças e adultos – motorista e monitora –, num ônibus escolar. O trajeto não se limita à dimensão espacial, mas tem um caráter simbólico, de transição entre mundos, de passagem entre utopia e metáfora ou melhor, entre metáfora e utopia. O ônibus escolar é um lugar de regras e a análise centra-se em oito delas, impingidas às crianças. As regras conectam os planos racional e ritual, tornando-os parte de um mesmo sistema. Se para os adultos, a regra se equivale a controle, no caso das crianças, elas servem de base para seus rituais de rebelião.
Referência(s)