Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Deficiência e Dignidade Humana

2024; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 45; Issue: 2 Linguagem: Português

10.23925/2318-7115.2024v45i2e65334

ISSN

2318-7115

Autores

Danyelle Gonzaga Monte da Costa, Lívia Laenny Vieira Pereira de Medeiros, Paulo Zambrone de Souza,

Tópico(s)

Patient Dignity and Privacy

Resumo

O foco temático deste artigo é a inclusão de estudantes com deficiência na educação superior. Objetiva-se, por meio deste trabalho, verificar os fatores que podem incluir e fortalecer a permanência e aprendizagem de estudantes com deficiência desde de sua inserção com o acesso a matrícula, sua manutenção e permanência. A proposta de intervenção por meio de uma pesquisa ação, do tipo descritiva, como meio de propiciar que esse grupo pertença sua ação conjunta nas oficinas formativas. Foi realizado um processo que teve como finalidade transformar a realidade social por meio do processo educacional no ensino superior sob a ótica em primeira pessoa de discentes com deficiência e suas vivências. Durante o processo de elaboração das oficinas que podem ser aplicadas em outras universidades que visem inclusão e acessibilidade, mesmo em meio a barreiras arquitetônicas e atitudinais que precisam ser dirimidas em meio do reconhecimento da dignidade da pessoa humana inerentes a todos, sujeito enquanto sujeito de direitos.

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