Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Etnofísica na cozinha: hidrostática e termologia – experiências e saberes para a sala de aula

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 5 Linguagem: Português

10.55905/cuadv16n5-017

ISSN

1989-4155

Autores

Dânlei de Oliveira Preato, Kachia Hedeny Téchio, Danielly Preato de Oliveira, Katia Preato de Oliveira, Roseli Maria de Jesus Soares,

Tópico(s)

Corporeality, Perception, and Education

Resumo

O presente artigo elucida o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de física no ensino básico, utilizando-se da etnofísica. Concordando com a importância desse processo, e de forma sucinta, destacam-se alguns caminhos metodológicos que possam contribuir para a compreensão dos temas de Hidrostática e Termologia, visando superar as dificuldades enfrentadas pelos alunos na assimilação dos conteúdos que são propostos nos livros didáticos, que trazem fórmulas e teorias pré-estruturadas, com o seu cotidiano. A pesquisa foi realizada através de levantamentos bibliográficos por meio de documentos verídicos e legítimos, tendo como objetivo geral analisar uma cozinha em busca de procedimentos culinários que tenham afinidades com os conteúdos de hidrostática e termologia abordados na disciplina de física no ensino médio. Assim, torna-se considerável, nos dias atuais, defender uma educação de qualidade que leve em consideração a realidade sociocultural do aluno.

Referência(s)