
Letramentos
2024; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 45; Issue: 2 Linguagem: Português
10.23925/2318-7115.2024v45i2e64507
ISSN2318-7115
AutoresAline Thomaz de Oliveira Teixeira, Fernanda Beatriz Caricari Moraes,
ResumoEste trabalho apresenta a elaboração de estratégias de Letramento Visual na educação de alunos surdos e tem por finalidade mostrar sugestões de materiais para compor uma sala de leitura multimodal, naperspectiva bilíngue, intitulada “Espaço de Letramento”. A proposta é de desenvolver um espaço de convivência online, o qual reúne exemplares da Literatura Surda de diferentes gêneros textuais, comabordagem bakhtiniana de gêneros discursivos, e representações artísticas, que expressam suasexperiências nesses meios. O trabalho agrega duas grandes temáticas, o letramento ancorado na perspectiva dos multiletramentos (NLP, 1996) e o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdo. Portanto, espera-se que essa proposta de letramento on-line colabore para o desenvolvimento do aprendiz surdo em LP e Libras, fomentando o sujeito dialógico.
Referência(s)