
Viabilidade da manutenção do sistema trólebus na cidade de São Paulo
2024; Faculdade de Tecnologia da Zona Sul; Volume: 10; Issue: 4 Linguagem: Português
10.26853/refas_issn-2359-182x_v10n04_05
ISSN2359-182X
AutoresGabriel Santos Rodrigues, João Gilberto Mendes dos Reis, Sivanilza Teixeira Machado,
Tópico(s)Vehicle emissions and performance
ResumoPara neutralizar uma parte das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na cidade de São Paulo, tem-se como alternativa eletrificar a frota de um pouco mais de 13.000 ônibus. Em agosto/2023, apenas 220 ônibus eram elétricos, sendo 201 trólebus, um sistema confiável que está em operação há 74 anos, mas recentemente a Prefeitura anunciou sua pretensão de substituí-lo por ônibus elétricos a bateria (BEB). Ambientalmente sustentáveis os BEB ainda não têm uma operação consolidada no Brasil. Dessa forma, procurou-se mensurar, através de uma revisão bibliográfica, a importância do sistema de trólebus para a cidade de São Paulo. Além disso, verificou-se que mais de uma tonelada de CO2 deixaria de ser emitida todos os meses na cidade com a operação dos trólebus, além de uma economia mensal de aproximadamente R$ 3,034 milhões ou 51% do valor obtido com a redução das desutilidades referentes ao impacto negativo nas comunidades.
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