Artigo Acesso aberto Produção Nacional

"A MATRIZ CURRICULAR NACIONAL COMO INDUTORA DA SEGURANÇA CIDADÃ: ANÁLISE DA SUA INSERÇÃO NA FORMAÇÃO POLICIAL NA VISÃO DOS GESTORES DE ENSINO DA SENASP, DA BRIGADA MILITAR DO RIO GRANDE DO SUL E DAS POLÍCIAS MILITARES DE MINAS GERAIS, SÃO PAULO E SANTA CATARINA"

2023; Volume: 33; Issue: 83 Linguagem: Português

10.5935/0103-8125.20200032

ISSN

0103-8125

Autores

Carlos Roberto Guimarães Rodrigues, Marlene Inês Spaniol,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Pesquisou-se a formação policial militar tendo como objetivo analisar o processo de criação e implementação da Matriz Curricular Nacional, como política pública indutora da segurança cidadã. Tomou-se como base o processo formativo dos policiais da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e, na sequência, pesquisou-se junto aos gestores de ensino policial como se deu a inserção da Matriz nos cursos de formação, das polícias militares de Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina, para saber se houve essa inserção e se o processo de aderência às suas diretrizes ocorreu da mesma forma como na Brigada. Em termos empíricos buscou-se identificar avanços que proporcioram uma formação cidadã e participativa aos policiais de acordo com as recomendações da Matriz. Metodologicamente, a pesquisa foi de natureza qualitativa, com análise documental e entrevistas. Foram entrevistados gestores de ensino policial que atuaram no período de implementação da Matriz. O estudo apontou que na Brigada Militar e nas polícias militares de Minas Gerais e de Santa Catarina houve aderência às recomendações da Matriz, de acordo com o que havia sido previsto pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, diferentemente da Polícia Militar de São Paulo que não aderiu. Concluiu-se que a adoção da Matriz foi importante, confirmando ser a diretriz maior da reforma do ensino policial no Brasil e o que colabora para uma prestação de uma segurança pública mais democrática e cidadã.

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