Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Perspectivas de formação continuada no Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá/2019 - entre o real e o oficial

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Linguagem: Português

10.14393/repod-v13n2a2024-70631

ISSN

2238-8346

Autores

Leonardo Bezerra do Carmo, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Esse artigo traz algumas considerações categoriais destacadas em uma análise documental e em um levantamento de dados realizado por meio de um questionário aplicado a 25 professores de todo o Brasil que participaram do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Educação Básica no Canadá no ano de 2019. Observando o edital nº3/2019 da CAPES, os documentos orientadores da proposta enviados pela CICan (Colleges and Institutes Canada) e os aspectos empíricos apresentados pelos participantes do programa, essa investigação busca compreender as perspectivas de formação continuada presentes entre os documentos oficiais do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá e a realidade vivida pelos professores participantes no edital CAPES 3/2019.

Referência(s)