
CRIANÇAS INDÍGENAS KAIAPÓ NA REDE REGULAR DE ENSINO: UM ESTUDO DE CASO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PASTOR JOVERCI ALVES, EM REDENÇÃO - PA
2024; Faculdade Novo Milênio; Volume: 17; Issue: 5 Linguagem: Português
10.54751/revistafoco.v17n5-046
ISSN1981-223X
AutoresAntonia Gomes de Sousa, Cássia Fontinele Soares, Diuly Gonçalves de Araújo Abreu, Kananda de Souza Mendes Damasceno, Michelle de Sousa Silva, Solange dos Santos Rebelo, Waldirene Batista de Souza,
Tópico(s)Indigenous Health and Education
ResumoA escola como instituição cultural e ideológica deve atender questões de convívio com a diversidade de maneira democrática de convivência com as diversidades socioculturais presentes no ambiente escolar. Nesta perspectiva este estudo discutiu a inserção de crianças indígenas na escola publica da rede regular de ensino, no qual teve como intuito verificar como a escola aborda a educação e direitos humanos no seu processo de ensino com o foco na diversidade sociocultural regional dos povos indígenas Kaiapó. Para tanto, realizou-se estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pastor Joverci Alves, localizada no município de Redenção-PA que atende crianças indígenas no sistema educacional não indígena. Assim embasado na pesquisa bibliográfica e de campo fica evidenciado que o ensino de direitos humanos é ainda tímido diante das ações realizadas na unidade de ensino pesquisada, mesmo atendendo um público diferenciado, questões de diversidade culturais são abordados apenas em casos isolados do processo de ensino.
Referência(s)