
Fotofilmes e representatividade negra em “Travessia” (2017), de Safira Moreira
2024; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.30620/gz.v11n2.p131
ISSN2318-7085
AutoresMateus Silva de Souza, Maria Beatriz Colucci,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoEste artigo investiga os fotofilmes, produções híbridas que transitam entre a fotografia e o cinema. Nesses filmes, analisamos os trânsitos entre as imagens, compreendendo aspectos históricos e de linguagem, bem como as transformações dos processos fotográfico e cinematográfico, que ressignificaram as práticas audiovisuais. Observamos as experiências contemporâneas brasileiras e, particularmente, o filme “Travessia” (2017), curta-metragem de Safira Moreira que motivou inúmeras reflexões e trata da ausência das imagens em contextos de exclusão vivenciados por famílias negras. A presença da fotografia no quadro cinematográfico ressignifica essa ausência e afirma uma produção de autoinvestigação de cineastas negras brasileiras que confronta as fragmentações e lacunas relacionadas à visibilidade das temáticas étnico-raciais no cinema. [Recebido em: 20 set. 2023 – Aceito em: 10 nov. 2023]
Referência(s)