
Espiritualidade e poder: uma análise semiótica da trilogia O Senhor dos Anéis
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 5 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.5-084
ISSN1988-7833
AutoresAlexsandro Melo Medeiros, L. P. Medeiros,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoEste artigo tem por objetivo analisar o aspecto semiótico audiovisual, ou seja, a partir da transmutação do texto verbal (literário) em um não verbal (cinematográfico) da trilogia O Senhor dos Anéis. Os dados apresentados foram coletados seguindo uma metodologia de pesquisa bibliográfica analisando aspectos teóricos referentes à semiótica. Discute-se como a trilogia retrata a relação simbólica entre o claro e o escuro, o belo e o feio, luz e trevas, a partir do confronto entre as forças do bem e as forças do mal cuja construção simbólica se dá em torno do poder do Um Anel. Pretende-se realizar uma hermenêutica da simbologia presente na trilogia e como essa simbologia é carregada de espiritualidade e disputa pelo poder a partir do confronto entre as forças do bem e do mal. Na luta contra o poder do Um Anel surge A Sociedade do Anel: nove companheiros que serão guiados através dessa longa jornada pelo mago Gandalf. Ao retratar o confronto entre as forças do bem e as forças do mal, a trilogia ressalta uma relação simbólica entre o claro e o escuro, luz e trevas, o belo e o feio.
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