
ADERÊNCIA À CARREIRA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DA ESCOLHA AO ABANDONO
2024; UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; Volume: 31; Issue: 1 Linguagem: Português
10.31501/rbcm.v31i1.13778
ISSN2237-9002
AutoresAlessandra Catarina Martins, Raquel Krapp do Nascimento, Vinícius Plentz de Oliveira, Gelcemar Oliveira Farias, Larissa Cerignoni Benites, Viviane Preichardt Duek, Alexandra Folle,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoAspectos sociais, pessoais, familiares ou pedagógicos, contribuem na escolha e permanência do indivíduo por uma determinadaprofissão. No cenário investigativo, observa-se que, as pesquisas não têm contemplado integralmente a análise da aderência à carreira docentede Educação Física. Principalmente no que diz respeito aos aspectos relacionados a escolha, permanência e abandono do magisté rio público.Além de não contemplarem a análise de distintas esferas administrativas, estadual, federal e municipal em um único estudo. Nesse sentido, oobjetivo deste estudo foi analisar a aderência à carreira docente, considerando os motivos de escolha, permanência e abandono por professoresde Educação Física, atuantes na rede pública de educação da cidade de Florianópolis, Santa Catarina. Participaram 13 professores efetivos deEducação Física, com mais de 20 anos de atuação profissional. Na coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e para análisedas informações foi empregada a técnica de investigação qualitativa Entrevista Transcrição Categorização e Interpretação (ETCI). Asinformações obtidas revelaram que a principal motivação intrínseca e extrínseca pela escolha da profissão foi o gosto pelos esportes e a influênciade terceiros, respectivamente. A permanência na carreira foi motivada pelo prazer adquirido em trabalhar na escola, a experiência no ensino daEducação Física, a efetividade e a estabilidade profissional. De maneira geral, os professores de Educação Física relataram que nunca sentiramo desejo total de abandonar a carreira docente. Concluiu-se que o esporte foi determinante para a escolha da profissão, porém a permanência nocontexto de intervenção foi determinada pelo sentimento de realização e prazer com a carreira da docência escolar.
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