
Crótons, haydéias, amorfófalas e súcubos
2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 17; Linguagem: Português
10.17851/2358-9787.17..45-57
ISSN2358-9787
Autores Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoO presente texto realiza breve levantamento das convergências entre imagens por meio das quais se estabelecem as parcerias femininas dos sujeitos poéticos configurados em versos de poetas brasileiros de fins do século 19, em que se manifestam procedimentos técnicos e formais, bem como recorrências temáticas ou imagéticas usualmente identificados às tendências simbolistas e/ ou decadentes em poesia. A partir de uma amostragem de poemas (de Cruz e Sousa, Bernardino Lopes, Alphonsus de Guimaraens, Maranhão Sobrinho e Emiliano Perneta) pretendem-se analisar algumas das aproximações que se poderiam realizar entre as imagens do feminino e a configuração de um sujeito poético que se autorrepresenta, bem como ao fazer poético, a partir de alguns traços que se podem relacionar ao termo malditos, desde a obra de 1883, de Paul Verlaine (Les poètes maudits), convertido em categoria crítica de análise e categorização de um determinado grupo de escritores, na França e fora dela.
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