Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Professores/as Negros/as na Educação

2024; Volume: 22; Linguagem: Português

10.23925/1809-3876.2024v22e54185

ISSN

1809-3876

Autores

Rosângela Pereira de Oliveira, Shirley Souza,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

Este ensaio apresenta uma revisão de literatura, analisa dados estatísticos e a formação de professore/as em seu processo de autorreconhecimento positivo, como negros e negras no enfrentamento de preconceitos, discriminações e exclusões no espaço escolar. O texto principia por uma digressão histórica sobre a constituição da identidade docente e o processo de reconhecimento de sua profissão a partir de pesquisas sobre o perfil de licenciandas/os e licenciadas/os proveniente dos Relatórios de Síntese de Área do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade, 2017). O segundo ponto diz respeito à identidade negra na formação docente e seu reconhecimento identitário para promover a educação antirracista no currículo e, sob a perspectiva do multiculturalismo, possibilitar o combate a preconceitos e discriminações.

Referência(s)
Altmetric
PlumX