Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Noções iniciais do esquadro de carpinteiro de Leonard Digges (1605) para o estudo de conceitos matemáticos

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 11; Issue: 32 Linguagem: Português

10.30938/bocehm.v11i32.12371

ISSN

2447-8504

Autores

Sabrina de Sousa Paulino, Ana Carolina Costa Pereira,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

A busca por recursos que auxiliem no processo de construção de uma interface entre a história e o ensino de matemática, como forma de ajudar nos processos de obtenção e ressignificação de conhecimentos matemáticos, tem ganhado mais foco nas pesquisas realizadas nas duas primeiras décadas do século XXI. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é apresentar o instrumento esquadro de carpinteiro (carpenters squire) contido no tratado A Booke Named Tectonicon (1605) de Leonard Digges (1520-1559), assim como os conhecimentos matemáticos associados aos seus processos de construção e manipulação. Dessa forma, para atingir o objetivo proposto, foi realizado um estudo qualitativo, de cunho documental, utilizando como fonte primária a obra original, com o suporte de um levantamento bibliográfico em estudos secundários, a fim de compreender o contexto social e histórico em que o autor, o tratado e o instrumento estavam inseridos. A partir disso, foi possível notar a mobilização de diversos conhecimentos matemáticos associados a construção e a utilização do esquadro de carpinteiro, tais como unidades de medidas do sistema imperial e unidades de medidas angulares. Com isso, conclui-se que o instrumento descrito por Leonard Digges (1520-1559), em Tectonicon, possui, em seus processos de construção e uso, conhecimentos matemáticos que, a partir de um tratamento didático, podem contribuir com o processo de articulação entre a história e o ensino de matemática.

Referência(s)