
Psychoeducation of emotions in old age
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 8; Issue: unico Linguagem: Português
10.28998/rpss.e02308005
ISSN2525-4200
AutoresJéferson Pereira Batista, Cintia Ricaele Ferreira da Silva, Vanda Silva de Araújo, Sebastião Elan dos Santos Lima, Eulália Maria Chaves Maia, María José Nunes Gadelha,
Tópico(s)Socioeconomic and Demographic Analysis
ResumoA velhice é uma fase do desenvolvimento humano marcada por importantes mudanças biopsicossociais que implicam em ganhos e desafios para a pessoa idosa. A solidão e a depressão são processos presentes nessa fase que se intensificaram com o período de isolamento na pandemia da COVID-19, reverberando a necessidade de ações que promovam saúde para os idosos. Tendo isso em vista, o presente trabalho objetivou relatar uma experiência de intervenção psicoeducativa baseada na Terapia do Esquema Emocional (TEE) com um grupo de idosos no CRAS/Paraíso do município de Santa Cruz no Rio Grande do Norte. A intervenção direcionou-se para cerca de 20 idosos com idade a partir de 65 anos e englobou dois encontros, sendo abordadas temáticas referentes aos aspectos emocionais e as estratégias desadaptativas e adaptativas de regulação emocional. A partir dos encontros, observou-se que os participantes demonstraram baixa consciência acerca da experiência emocional. Constataram-se bons resultados com relação ao vínculo com os idosos, pois, além de psicoeducação, foram ofertados momentos de descontração, com danças e conversas, proporcionando acolhimento às suas demandas e resultando em feedbacks positivos. Dessa forma, aponta-se que a TEE grupal é uma forte ferramenta que pode ser utilizada para acolher as necessidades das pessoas idosas. Palavras-chave: Envelhecimento; Atenção primária; Terapia cognitivo-comportamental; Emoções; Grupo de Apoio ao Idoso.
Referência(s)