PIBID e a formação inicial de geografia em tempos de pandemia: reflexões e desafios
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 5 Linguagem: Português
10.55905/oelv22n5-087
ISSN1696-8352
AutoresTainara da Silva do Carmo, Rosana Soares de Lacerda, Raimundo Lenilde de Araújo,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO presente estudo realizou-se por intermédio do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em um cenário nunca vivenciado desde a sua criação, no contexto da pandemia da Covid-19. Desse modo, o trabalho teve como objetivos investigar os desafios que perpassaram o programa do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do campus Ministro Petrônio Portella, também, analisar o desempenho dos discentes bolsistas participantes do PIBID e em como isso refletiu na sua formação inicial, além de discutir a articulação da teoria e prática entre a Instituição de Ensino Superior (IES) e as escolas de ensino básico contempladas com o programa no momento pandêmico. O desenvolvimento ocorreu por meio de estudos bibliográficos, levantamento documental, e uma investigação empírica realizada através de um questionário qualitativo (online), via Google Forms, com o propósito de analisar de forma detalhada a visão dos participantes do programa em relação ao desenvolvimento do mesmo frente ao Ensino Remoto Emergencial (ERE). Concluiu-se que todo o corpo do programa teve que se reinventar no desenvolvimento do PIBID, com a busca de estratégias e metodologias para adaptar-se ao ERE. Ademais, isso remonta a profissão docente, que tem um papel desafiador em sua prática docente, uma vez que estão sempre em busca de metodologias, técnicas e estratégias para o processo de ensino e aprendizagem em diferentes realidades que surgem durante sua trajetória como educador(a).
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