Artigo Acesso aberto

Inclusão e educação bilíngue: implementação da libras no ensino superior brasileiro

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 5 Linguagem: Português

10.55905/oelv22n5-086

ISSN

1696-8352

Autores

Edivânia Floro Nicácio Almeida, Ilma Rodrigues de Souza Fausto, Sibeli Pachevitch, Keila Gentil Neves de Lima, Andreia Mendonça dos Santos Lima, Ariangelo Hauer Dias, Robisom Damasceno Calado, Ruth Maria Mariani Braz, Fabiana Rodrigues Leta,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O artigo analisa a implementação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como matéria obrigatória em cursos de licenciatura no Brasil, enfatizando progressos legislativos e desafios metodológicos enfrentados por instituições de ensino superior. Avalia-se a eficácia de políticas educacionais na inclusão de surdos e na democratização da Libras, com base em estudos prévios e dados de universidades que oferecem a disciplina. Propõe-se uma reflexão crítica sobre o ensino atual de Libras e sugestões para aprimorar a educação bilíngue para surdos, valorizando sua cultura.

Referência(s)