Inclusão e educação bilíngue: implementação da libras no ensino superior brasileiro
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 5 Linguagem: Português
10.55905/oelv22n5-086
ISSN1696-8352
AutoresEdivânia Floro Nicácio Almeida, Ilma Rodrigues de Souza Fausto, Sibeli Pachevitch, Keila Gentil Neves de Lima, Andreia Mendonça dos Santos Lima, Ariangelo Hauer Dias, Robisom Damasceno Calado, Ruth Maria Mariani Braz, Fabiana Rodrigues Leta,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo analisa a implementação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como matéria obrigatória em cursos de licenciatura no Brasil, enfatizando progressos legislativos e desafios metodológicos enfrentados por instituições de ensino superior. Avalia-se a eficácia de políticas educacionais na inclusão de surdos e na democratização da Libras, com base em estudos prévios e dados de universidades que oferecem a disciplina. Propõe-se uma reflexão crítica sobre o ensino atual de Libras e sugestões para aprimorar a educação bilíngue para surdos, valorizando sua cultura.
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