Artigo Acesso aberto Produção Nacional

(MULTI)LETRAMENTO E MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS: uma proposta de sequência didática para professores de língua inglesa

2024; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.47180/omij.v5i1.281

ISSN

2675-5157

Autores

Daniel Monteiro dos Santos, Anderson Silva Matos,

Tópico(s)

EFL/ESL Teaching and Learning

Resumo

O presente estudo visa trabalhar com os conceitos de letramento (KLEIMAN, 2008), multiletramentos (COPE, 1999) e a teoria das Múltiplas Inteligências (DAVIS et al., 2017) aplicados a uma Sequência Didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) para aulas de língua inglesa. O intuito da metodologia aqui proposta, foi possibilitar a reflexão a partir da elaboração de uma sequência de aulas na modalidade EAD (Ensino à Distância) Online, viabilizando o trabalho com os gêneros comentários de redes sociais e podcast, tendo como elemento instigador as memórias afetivas de alunos acionadas a partir do trabalho com a música escolhida. A proposta de sequência didática (doravante SD) apresenta o trabalho com as teorias supracitadas, buscando potencializar a compreensão de língua como prática social, utilizando as multissemioses presentes no clipe Photograph da banda Nickelback. Também foi possível contribuir para a inclusão social de alunos com necessidades especiais, desenvolvendo meios para que eles possam produzir e atuar ativamente em sala de aula.

Referência(s)
Altmetric
PlumX