
Ensino das operações com números inteiros por meio de atividades lúdicas
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Linguagem: Português
10.18764/2447-5777v9n2.2023.17
ISSN2447-5777
AutoresAline Maria Silva dos Santos, Flávia Brito Viegas Protasio, José Domingos da Conceição Martins, Rayane de Jesus Santos Melo,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEsta investigação objetivou analisar a implementação de uma proposta pedagógica com o uso de atividades lúdicas para o ensino das operações com números inteiros e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental. Para sua realização, optou-se pela abordagem quanti-qualitativa. Inicialmente, foi feita uma pesquisa bibliográfica a fim de se compreender a ludicidade no ensino de matemática e o ensino de números inteiros na Educação Básica, além de se elaborar uma proposta pedagógica; posteriormente, foi desenvolvida a pesquisa de campo, considerando a necessidade de aplicar a proposta elaborada e coletar os dados para análise. A pesquisa de campo foi realizada em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Anajatuba – MA. Com aplicação da proposta pedagógica, pôde-se perceber importantes contribuições das atividades lúdicas no ensino de matemática, especificamente no ensino de números inteiros, pois através do uso dos jogos, notou-se o quanto esse recurso didático foi importante na condução das aulas e das atividades realizadas em sala. Desse modo, concluiu-se que as atividades lúdicas podem trazer importantes contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da matemática ao tornar a aula mais dinâmica e prazerosa, assim como também estimular a participação e o envolvimento dos alunos. Teaching operations with integer numbers through playful activities ABSTRACT This research aimed to analyze the implementation of a pedagogical proposal using playful activities to teach operations with integers and their contributions to the teaching and learning process in Elementary School. For its realization, a quantitative-qualitative approach was chosen. Initially a bibliographical research was conducted to understand playfulness in the teaching of Mathematics and the teaching of integers in Basic Education, as well as to develop a pedagogical proposal; subsequently, field research was conducted in a 9th-grade class of Elementary School in a municipal public school in Anajatuba - MA. With the application of the pedagogical proposal, it was possible to perceive significant contributions of playful activities in mathematics teaching, specifically, in the teaching of integers, as through the use of games, the importance of this didactic resource in conducting classes and activities in the classroom was noted. Thus, it was concluded that playful activities can make important contributions to the teaching and learning process of mathematics by making the class more dynamic and enjoyable, as well stimulating student participation and involvement. Keywords: Teaching Mathematics. Playfulness. Elementary School. Pedagogical Proposal. Integer numbers.
Referência(s)